Simplesmente Ciana: Dia da consciência Negra

Dia da consciência Negra



A primeira princesa negra da Disney chama-se Tiana em The Princess and the Frog, que no Brasil teve o título de A Princesa e o Sapo - Imagem:R7


O dia 20 de novembro foi escolhido para ser o dia da consciência negra pois foi no dia 20 de novembro de 1695 que morreu Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares. Zumbi morreu lutando pela liberdade da comunidade negra, é um símbolo da resistência negra contra a escravidão e este dia é dedicado para pensarmos sobre a importância da cultura e do povo africano no nosso país.

Nesse dia costuma ocorrer palestras e outros movimentos em prol da cultura negra por todo país, acho válido, mas depois das repercussões ocorridas tanto com Maju e Taís Araújo, figuras da mídia, acho que o racismo ainda persiste de maneira tão triste em nosso país.  Quantos negros passam no seu dia a dia por coisas semelhantes e não sabemos porque não são famosos???

Realmente eu não consigo entender... logo no nosso país. Somos fruto da miscigenação!!! Corre em nossas veias o sangue do branco, do negro e do índio!!! A maior parte da população brasileira é composta de negros e pardos, então não compreendo os ataques que essas negras lindas passaram no mundo virtual.

Não é a cor da sua pele que define o seu caráter!!! Não é sua classe social, religião ou sexualidade que define quem você é nesse universo. O que define quem você é são suas atitudes em relação a si próprio, ao próximo e aos animais, suas atitudes perante ao mundo é que fazem a grande diferença.

Na verdade, gostaria de um dia acordar e ver mais bonecas negras nas prateleiras das lojas, gostaria de ver um filme com princesas negras, ver protagonistas negros (as) nos filmes e novelas...

Gostaria de ver cada um usando o cabelo que quer, seja alisado ou crespo. Gostaria de ver mais negros nas faculdades públicas não por sistemas de quotas, mas porque teve as mesmas condições de ensino das outras pessoas o que é raro acontecer porque o ensino público na maior parte do país é deficitário.

Somos todos Maju! Somos todos Taís Araújo! Na verdade, gostaria que houvesse o seguinte movimento: Somos todos iguais!


Ciana Andrade



Imagem: http://www.elo7.com.br/




Comentários do facebook
4 Comentários do Blogger

4 comentários:

  1. Sou suspeita para falar porque além de concordar com tudo que você falou, uma das minhas princesas favoritas da disney é a Tiana e uma infinidade de vezes quis coisas dela e não achei porque "não vende" "não sai muito", é até meio triste.

    Estou junto contigo na espera do "Somos todos iguais" acompanhado de mais respeito das pessoas, o mundo precisa.

    psiqueliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ... tudo isso é o reflexo do que acontece no mundo mas eu fico chocada porque no nosso país a maioria são negros e pardos, não deveria acontecer mas... até na Nigéria onde existe a maior população negra do mundo isso ocorre. É triste! É lamentável!

      Excluir
  2. Eu realmente me entristeço em entrar nas lojas e não ver bonecas e bonecos que representem as crianças negras. Como buscar igualdade assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas não entendem que isso gera outros problemas, não é simplesmente não ter bonecas negras no mercado e sim a relação que é estabelecida entre o que é padrão de beleza. O negro também é bonito! As crianças devem aprender a aceitar a diversidade sem perder a sua própria identidade. Somos iguais entretanto não há igualdade de condições, pode até parecer contraditório o que falo mas é a pura verdade.

      Excluir



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *