Simplesmente Ciana: Socorro! Estou com bloqueio criativo!!!

Socorro! Estou com bloqueio criativo!!!

Oi gente! Alguém já teve bloqueio criativo? Isso não acontece só com blogueiros e youtubers na hora de produzir um texto ou um vídeo, e simplesmente a ideia some, não conseguimos criar nada, tudo parece que já foi criado ou o que estamos fazendo não é interessante.
Calmaaaaa! Esse mal não é exclusivo da blogosfera, a maioria das pessoas que lidam com a questão da criatividade ou que precisam criar conteúdo constantemente esse bloqueio pode acontecer em algum momento e é sim assustador. Bate aquela sensação ruim que nunca mais vamos voltar ao normal, não é? Ou que podemos perder o emprego já que não conseguimos produzir o que esperam de nós, ou iremos ser abandonados pelos leitores, seguidores e afins. Esse medo é normal em todo ser humano, não se sinta o único que sofre desse mal, pois isso acontece mesmo. Então vamos falar um pouco sobre como superar esse bloqueio e tenha em mente que ele é temporário e não definitivo ok. Ufa! Isso te acalma? Rsrs
Então o primeiro passo será aceitar que o bloqueio criativo é temporário e não somos os únicos a sofrer com ele. O segundo é pensar, pensar e pensar... Ahhh mas aí você vai me perguntar como quer que eu pense se estou com bloqueio??? Sim quero que você pense, mas não pense em criar algo e sim pense em VOCÊ!!! Isso você consegue e é a chave para curar o que está causando esse bloqueio, eu posso te dar dicas para descobrir, mas somente você será capaz de descobrir a resposta.
Ajudando você a pensar... Vamos lá? Observe a sua vida. Você está dormindo bem? Está cansado?  Está se alimentando bem? Está acumulando tarefas? Está organizando o seu tempo? Como está o seu ambiente de criação?


O sono também é qualidade de vida, você precisa dormir bem e no mínimo 8 horas por dia para que possa repor as energias e revigorar o seu corpo e sua mente. Pior do que um corpo cansado é uma mente cansada, ela simplesmente fica perdida em meio a tantos pensamentos.
Existem pessoas que dormem menos e conseguem ser produtivas, algumas tiram o chamado cochilo, ou fazem a sesta (aquela soneca após o almoço), antes eu achava que não adiantava nada isso, mas depois de pesquisar vi que isso ajuda a renovação cerebral.
Eu infelizmente durmo muito pouco e me sinto extremamente cansada, mas não tenho saída pois acordo às 2:50 da manhã, e durmo menos de 6 horas por dia durante a semana, somente nos fins de semana durmo um pouco mais. Então eu tento suprir as horas perdidas no fim de semana, eu não consigo dormir todas as horas que perdi senão eu teria que entrar em um processo de "hibernação", mas pelo menos ameniza o impacto disso na minha vida.
Então veja como melhorar o seu sono, crie um ambiente agradável, se tem dificuldade para dormir você pode até sofrer de algum distúrbio do sono e precisa de ajuda médica.
A sua alimentação também influi sabia disso? Tente manter uma alimentação regrada, não estou dizendo para fazer dieta porque não sou nem nutricionista e nem endocrinologista, e a minha alimentação não é das melhores. Entretanto, a alimentação influencia na energia do seu corpo, e um corpo sem energia não é bom, e consequentemente a sua mente também sofre com isso.


Como você organiza o seu tempo? A vida não pode ser só trabalhar, ou só estudar, ou os dois ao mesmo tempo. Você precisa de um tempo para se dedicar a você, fazer coisas que te deixam feliz, nem que seja pouco tempo mas crie uma rotina para te satisfazer como ser humano.
Pode ser coisas simples, assistir um filme em casa mesmo, sair para tomar um sorvete, bater aquele papo com os amigos, estar mais próximo da sua família e dos seus animais de estimação caso tenha. Você deve se envolver em atividades que te dão prazer e não só fazer atividades por obrigatoriedade.
Agora quanto à acumulação de tarefas, é o assunto mais complicado de se resolver na minha opinião. Quando é no trabalho formal fica difícil mesmo, em meio a crise, muitas empresas fizeram cortes de funcionários e os que ficaram acabaram por acumular funções, ninguém fica feliz com isso, mas ou aceita, ou tem logo outro aí fora esperando uma oportunidade para preencher a sua vaga.  Nem sempre existe abertura para falar sobre isso nas empresas, então o jeito é ir levando e procurando outro emprego em que você não sofra com isso.
Se o acúmulo de tarefas é em casa, está na hora de começar a conversar com quem você divide sua vida para resolver essa questão. Não é só o cansaço, é a sua saúde também. E quando não tiver jeito, estabelecer prioridades e entender que nem sempre você pode fazer TUDO, algo vai ficar para trás porque você não tem super  poderes.


Até eu queria ser o Flash e arrumar tudo mas eu não sou e nem você é.rsrs  Não se culpe! Faça o que for possível para manter a ordem, mas sem neuras, se culpar não faz bem e ainda te prejudica mentalmente.
O seu ambiente criativo como é? Você escreve num caderno ou direto no computador? Faz anotações de suas ideias? Faz isso no seu quarto ou em outro ambiente de sua casa ou empresa?
Arrume o seu ambiente criativo, deixe ele aconchegante de forma que você sinta que o ambiente está agradável para você.  Sempre tenha em mãos, um caderno ou agenda e uma caneta ao seu lado. Afinal nunca sabemos quando as ideias irão surgir, então se elas aparecerem porque não aproveitar hein???
Eu citei várias questões que podem está favorecendo o seu bloqueio criativo, mas esse assunto é muito complexo então somente você encontrará a chave. Agora se você está com algum problema de saúde ou emocional tente resolver porque isso prejudica e muito. Tenha muita atenção aos maiores vilões do bloqueio criativo: ansiedade e estresse. Sim são o casal que nos perturba muito, são os males do século.
A ansiedade inibe a criatividade, você sofre antecipadamente antes de realizar os seus projetos, fica pensando se vai conseguir, se vai ficar bom, se vai dar certo, se vai ter a aceitação. Você sofre antes de criar, e com isso você não cria, e se cria ele fica pela metade e não fica satisfeito.
O estresse contínuo prejudica o desempenho de todas as nossas atividades, além dos sintomas físicos, nos afeta emocional e psicologicamente de tal forma que nos trava. Falta ânimo para realizar até as atividades mais simples que dirá criar alguma coisa. Cuidado com a “Síndrome do Burnout”(distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso), é o ponto máximo do estresse profissional, muitos especialistas alegam estar mais relacionada a determinadas profissões como professores, médicos, jornalistas, mas eu sinceramente acho que pode estar ligada a qualquer profissão porque vivemos num mundo altamente competitivo, o estresse está aí para todos.
Então temos que tentar diminuir a ansiedade e o estresse, não é uma tarefa muito fácil, mas sempre podemos tentar. Procure atividades como a meditação e pratique exercícios físicos, saia da sua rotina cotidiana e faça algo diferente para quebrar esse círculo, isso ocorre e nós mesmos sem querer construímos um círculo viciante e que nos prejudica. Quebre esse círculo, veja VOCÊ antes de tudo, e dê tempo ao tempo. Respeite-se se não está conseguindo agora, dê um tempo a si, para novas descobertas, talvez você precise mudar o foco, traçar outros caminhos, nenhuma criatividade se esgota, elas as vezes precisa ser direcionada para outro caminho, ou ser vista com outro olhar.
Você já pensou nisso? Os assuntos se repetem, mas a maneira de olhar nunca é igual. Invista em você primeiro, pense em tudo o que eu mencionei, e descubra que a criatividade está apenas adormecida e não morta em você. Você pode ficar um tempo em repouso e acordar com ela tão latente, e quando isso acontecer provavelmente terá uma chuva de ideias, anote todas, e se delicie aos poucos.
Espero que eu tenha ajudado um pouco...  Em breve farei um texto sobre inspirações que com certeza irá ajudar e muito.
Beijinhosss



Comentários do facebook
46 Comentários do Blogger

46 comentários:

  1. Nossa, realmente o sono e alimentação são primordiais, mas com a nossa realidade as vezes é difícil mesmo né?

    Sofro com ansiedade e já senti sintomas sérios no corpo, tenho relaxado mais ultimamente.

    Adorei seu post :) Percebi que primeiro cuidamos NÓS, pois se não estivermos bem, não produziremos o melhor para os demais ;)

    Um grande beijo, Wind is my guide

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Thayná. Realmente é por aqui, vamos cuidar de nós primeiro, por isso citei no texto VOCÊ, só nós podemos achar a resposta. bjs

    ResponderExcluir
  3. Se eu fico estressada, ferrou, não consigo escrever nada!
    Adorei o post! :)

    ResponderExcluir
  4. Nem eu consigo, então tento me acalmar e realizar atividades para diminuir o estresse. bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu já passei muito por esses bloqueios e é muito ruim mesmo! Mas sempre tento me distanciar e dr uma relaxada longe da tecnologia para espairecer; adorei suas dicas, e vou colocá-las em prática mais vezes, para evitar isso!

    http://doisjeitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nunca passou? Difícil não é? O importante é seguir e dá tempo ao tempo. Obrigada! bjs

      Excluir
  6. A melhor coisa é se respeitar e buscar o que te inspira que tudo funciona.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ... não é a toa que no final do texto eu disse que o próximo seria sobre inspirações. Precisava falar desse assunto antes...

      Excluir
  7. Muito boas essas suas dicas. Às vezes bate mesmo um bloqueio. Aí dou um tempo, faço outras coisas, vejo filmes, vejo outros blogs, coisas que ajudam a estimular a criatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí lindona, é assim que se faz.Obrigada viu.bjs

      Excluir
  8. Que texto útil e de grande valor! Eu super achava que era só comigo que isso acontecia! Ainda bem que é temporário! E que dicas ótimas vc deu para solucionarmos este problema! Parabéns!
    Blog Mulher Virtuosa By Vany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse problema é mais comum do que parece, envolve todos que lidam com criatividade e a obrigatoriedade de criar conteúdos constantemente. Obrigada! bjs

      Excluir
  9. Sofro muito com o bloqueio criativo e, sim, sou muito ansiosa, hahaha. Agora como estou tendo mais tempo para dormir, percebi que realmente tem melhorado bastante.
    Adorei o texto! Tudo que você escreve sempre me faz refletir e tentar melhorar <3

    Beijinhos e boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dormir mais e melhor sempre faz falta! Questão de saúde mesmo. Fico feliz que gostou e obrigada pelas palavras. bjs

      Excluir
  10. Atire a primeira pedra quem nunca sofreu de bloqueio criativo, não é? Seja em trabalho, blog, conversa, aquele trabalho de artes da escola ou a redação do ENEM. Não tem jeito, uma hora ele bate a porta e quando isso acontece... Nada pior.
    P/ gente que tem blog é meio tenso, já que junto vem o desanimo e a indecisão e a bad.
    Dormir, comer e descansar é primordial p/ se manter sempre bem né? Mas assim como você, eu também durmo pouco, não porque não posso dormir mais, mas por problemas com sono mesmo. =/
    Eu faço isso que cê disse, anoto em um caderninho várias ideias aleatórias, aí quando vem a bad cê não sofro tanto com falta de ideia :P
    Vou esperar pelo post de inspirações :P
    Bjoo :***
    Nerd de Pijama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe porque eu fiz esse post??? Eu passei por isso, e realmente é isso o que você falou oooo sensação ruim, desânimo. Parei de me culpar e comecei a olhar pra mim e descobri a chave.
      Vi muitas pessoas falando sobre isso e eu queria expôr o meu ponto de vista e quem sabe ajudar as pessoas.
      Que bom que gostou, eu também gostei do seu, mas na correria e eu sem enxergar direito até te peço perdão. O que eu falei lá é verdade mesmo sobre a minha amizade, amo os gays.rsrs Queria conhecer uma drag, eu vejo até aqueles concursos de bate cabelo.rsrs Irei voltar no seu com mais calma.
      Quanto ao post eu já iniciei mas como onde eu moro eu sofro com o turismo, irei ficar sem net e com a casa cheia. Vou postar esse texto após acabar esse meu sofrimento, de filas intermináveis, sem coca-cola, sem pão, sem água e sem net, Fora os picos de luz.rsrs bjs

      Excluir
  11. Gente, porque você dorme tão pouco? Graças a deus eu ainda não tive esse bloqueio criativo, só um pouco de preguiça mesmo lkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque eu sou pobre.rsrs Eu pego dois ônibus, atravesso dois municípios, tenho síndrome de pânico e não posso ficar no meio de trânsito e tumulto. Pego às 6 horas da manhã, mas como moro longe, tenho que acordar essa hora.

      Excluir
  12. Sou extremamente ansiosa. :c Amei o post! Temos que estar de bem com nós mesmo para conseguirmos fazer algo, né? Assim as coisas fluem melhor.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, as vezes NADA é pior do que um bloqueio né? Achei as dicas bem legais, vou tentar algumas kkkkk sério, dá uma dor de cabeça horrível --"
    http://fluorescente.co/

    ResponderExcluir
  14. Bom, eu sou jornalista, então não podia ter bloqueio criativo quando trabalhava. Agora, com o blog volta e meia me dá bloqueio e fico séculos sem postar!

    beijos,
    mari
    www.daruapralua.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que trabalhar isso hein lindona! Mas também quando está inspirada, aí arrasa não é? bjs

      Excluir
  15. Nossa,ótimo post Ciana! Vou até deixá-lo salvo para sempre ler qnd isso me acontecer. O meu maior problema é a ansiedade, fico pensando em várias coisas e quero fazer tudo ao mesmo tempo, o que acaba não dando muito certo. Tem horas que isso até atrapalha meu sono, e no dia seguinte não consigo concluir nada. Mas já procurei ajuda para tratar esse problema de ansiedade, e hoje em dia gracas a Deus deu uma diminuida.Mas sempre tem uma recaída :(. Amei muito seu blog, não conhecia.Estou te seguindo.Bjoss.
    querodetalhes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ansiedade é um problema sério e é isso mesmo, tem hora que ela volta de novo. O nosso mundo favorece, sei bem o que é isso. Praticamente é uma luta constante, mas aos poucos nós vamos conseguir fazer nossas coisas. Conheci seu blog ontem, até deixei um recadinho lá, mas como eu estava no celular não sei se consegui concluir pra seguir, mas vou voltar mais vezes porque também gostei muito do seu blog. bjs linda

    ResponderExcluir
  17. Toda vez que fico sem criatividade, paro e fico fazendo NADA. Aquela velha história do ócio criativo. Comigo até que funciona bem. Mas claro que dormir bem e se alimentar são fatores essenciais. Beijos!


    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada pessoa consegue descobrir uma forma de sair dele, espero que você não tenha tão cedo isso pois como ficarei sem ler novos posts no seu blog??? Não dá!É um dos blogs que mais amo, que mais acompanho.bjs

      Excluir
  18. Que texto ótimo! Já tive bloqueios criativos, na última vez fiquei 1 mês sem postar pois não conseguia terminar o post, pelo o que você falou acho que é devido ao sono e a ansiedade. Beijos! #ComentandoBlogs www.luzesdefevereiro.com.br

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Rai! Esse foi um textos que mais me deu prazer em fazer porque sei que ajudei muitas pessoas com ele. bjs

    ResponderExcluir
  20. Eu já tive um bloqueio criativo e isso sempre nos impede de fazer um post/vídeo legal, mas sempre passa quando se escuta uma música, lê um livro, ou algo que faça pensar. Beijos, adorei o post.
    #ComentandoBlogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é, ou já tivemos ou teremos algum dia, dificilmente alguém não passará por isso. Obrigada Deivy! bjs

      Excluir
  21. Não existe um ser humano no mundo que possa dizer que não teve bloqueio criativo. Eu volte e meia tenho, mas procuro me concentrar e pensar em coisas que gosto, principalmente na hora do meu trabalho, pq trabalho justamente te com a criatividade, faço layouts para blogs e quando tenho um bloqueio criativo é terrível. Amei o Post querida, acessa meu blog lá. www.kout.com.br
    #comentandoblogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ler um comentário aqui... que disse que nunca teve pela justificativa de ter um blog cristão.rsrs Mas enfim, obrigada pela sinceridade e pelas palavras. Gostei muito do seu blog, só não encontrei opção de seguir. bjs

      Excluir
  22. Excelente! Gostei muito de tudo que falou aqui. Eu estive muito estressada nos últimos dias, voltei de férias no trabalho e tudo estava um caos pro meu lado! Passou mas ainda estou "chateada" com algumas coisas e isso afeta no restante da minha vida. É complicado mesmo lidar com o estresse mas estou fazendo o máximo para superá-lo!
    As vezes tenho muitas ideias mas sou esquecida, então tenho sempre um bloquinho pra anotar tudo! Se por acaso não estiver com ele no momento, anoto no celular pra não esquecer nadinha pois depois me sinto traída por minha mente HAHAHA sim, amei demais seu post e vou ter que compartilhar no facebook! Beijos. <3
    #ComentandoBlogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elô! Fico imensamente feliz quando o que escrevo ajuda as pessoas, acho importante leituras para descontrair,entretanto as reflexivas e que ajudam as pessoas tem muito valor pra mim. bjs

      Excluir
  23. Já tive varias vezes! Fiquei um tempo sem postar, sem gravar, fiquei mal, não queria fazer nada! Me sentia incapaz! Mas gracas a Deus esta tudo andando novamente! Ameeem! Hihi... Você deu ótimas dicas!!! Um beiiijo! #ComentandoBlogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vandy! Adorei teu nome.rsrs Diferente hein. bjs

      Excluir
  24. Odeio quando acontece isso! Principalmente nos dias aí eu to muito afim de gravar um vídeo ou fazer um post... mas e a ideia? Cadê? Haha adorei o post!
    Bjs
    #comentandoblogs
    http://camilyviana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Camily tenho um texto sobre inspirações,não são de ideias propriamente ditas mais é a a partir das inspirações que irão surgir muitas ideias. Creio que você vai gostar.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Muito bom o pos, e sobre a alimentação é bem verdade mesmo.... você pode ter uma ideia ótima , mas tente coloca-la em prática com fome ou falta de energia, nada flui!

    ResponderExcluir



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *