Simplesmente Ciana: Uma estressada e um livro de colorir

Uma estressada e um livro de colorir


 

Oi gente! Hoje venho falar sobre os livros de colorir, certamente você já ouviu falar e irá encontrar várias postagens na internet porque virou uma febre mesmo.
Não é de hoje que especialistas relatam que a pintura tem efeito positivo em tratamentos de pacientes com ansiedade e até transtornos psicóticos. Além disso, pintar não é só para criança, pintar pode ajudar os adultos em muitas coisas, pode ter efeito relaxante e diminuir o estresse.
Tão comuns na época de infância os livros de colorir para adultos ficaram famosos principalmente através da ilustradora escocesa Johanna Basford, autora de “Jardim Secreto” e “Floresta Encantada”, e o último lançado que se chama “Oceano Perdido”. Todos os livros de Johanna são denominados de livro de colorir antiestresse, foram lançados no Brasil pela Editora Sextante, realmente são lindos os desenhos, já pude ver de perto e também na internet você pode ver as ilustrações.
Como eu falei existe uma infinidade de postagens sobre isso, vão te mostrar as páginas pintadas, você vai achar tudo lindo, fofo e vão falar de Johanna e por aí vai, mas se  fosse para falar o que todo mundo já disse eu não iria nem escrever sobre isso, tenho que trazer algo novo ou diferenciado do que já existe.
Bom e aí? Já falei o que todo mundo fala e onde entra a estressada? Entra agora. A estressada sou eu! Muito prazer! Rsrs
Sim eu sou uma pessoa super ansiosa e com um nível de estresse altíssimo. Então venho procurando alternativas para diminuir isso e foi então que cheguei nos livros de colorir. Ainda esperei a moda diminuir, porque erroneamente eu achava que os livros eram caros.
Sempre gostei de pintar quando era criança, e quando adulta quando tinha desenhos do meu filho, eu pintava também ou indicava as cores que achava mais harmônicas. Colorir é uma atividade lúdica e eu ficava feliz de ver o resultado depois, achava lindo o que eu pintava.
Os livros de colorir geralmente têm muitas páginas e não custam caro, então pensei após vários relatos que ajudava mesmo e eu precisava tentar. Aí eu resolvi encomendar um livro pela revista e comprei a "Floresta Mágica" que faz parte da Coleção Coquetel, da editora Ediouro, pensando que seria bem parecido com a "Floresta Encantada", que decepção! O livro não é ruim, tem algumas partes que estimulam a criatividade através de perguntas, sugestões e até pede que você desenhe. Eu achei interessante, mas sou péssima para desenhos e quanto às ilustrações nem se compara com as de Johanna sabe.

Livro Floresta Mágica
Mas mesmo assim resolvi tentar, e ainda peguei mais um para experimentar se realmente funcionava, outro ansioso, meu filho. Sim se ansiedade for herança, tadinho ele herdou de mim.rsrs
E aí fomos nós, o livro é grande e fomos colorindo. Eu não dei palpite na pintura dele e nem ele na minha, cada um estava ali envolvido na atividade, acabou até a luz no dia, e ficamos ali um tempo pintando até escurecer e não dava mais para pintar. A gente não ia pintar a luz de velas porque isso não faz bem para vista e não é nada romântico.rsrs
Tanto eu quanto ele achamos legal, no dia seguinte eu terminei uma parte que faltava de cima que precisava realçar a cor, e ele nem quis terminar o dele. Eu só pintei o que já havia pintado e não continuei, eu parei. Aí o livro ficou de lado jogado, no dia que eu estava estressada eu pensei: vou pegar o livro e pintar e vê se eu relaxo. Você acha que eu pensei e fiz? Eu pensei e não fiz.
Passando mais um tempo, outro dia bem estressada eu simplesmente vi o livro ali jogado e nem se quer pensei em pintar, ele só serviu para me dá apoio para fazer anotações.
Desde então ele agora é um enfeite de mesa, ou suporte de escrita, ele não adiantou NADA em relação ao estresse, fiquei é triste de ter gastado o dinheiro à toa.
Então isso de livro de antiestresse não funcionou não, pelo menos para mim, depois eu fiquei até mais estressada porque queria pintar e não tinha vontade mesmo. Eu sinceramente nem acho que seja por conta das ilustrações, eu acho que para mim isso não funciona, teve efeito é contrário.
Não estou dizendo para ninguém não comprar porque não funciona, acho que é importante tentar, não deu certo para mim, mas pode dá certo para você. Só que senão der certo para ti, não pense que você é um horror, que nem isso funciona, afinal as pessoas são diferentes e a maioria não significa totalidade. Você pode está assim como eu, na parcela dos que não adianta nada, não se sinta mal por isso. Faça como eu, não desisto e continuo tentando.
Uma dica é para quem não quiser comprar o livro, quiser testar, existem versões que podem ser baixadas na internet ou você pode imprimir ilustrações avulsas, e se funcionar aí sim comprar o livro. Se eu tivesse pensado nisso antes ah teria feito em vez de gastar dinheiro, mas eu estava tão certa que funcionaria.rsrs Mas enfim, não funcionou.
Era isso que eu queria dizer a vocês, o post foi breve, simples, mas estou estressada demais para escrever. Mentira gente! Brincandoooooo! Quando estou estressada eu nem escrevo.rsrs
Se alguém tem algum livro de colorir, diz como está sendo essa experiência, se está dando resultados. Quero saber de vocês!!!  E sempre pensem que o importante é não desistir, devemos sempre tentar. O ser humano é complexo e como eu falei anteriormente a maioria não significa a totalidade. Devemos buscar sempre mais opções, uma hora nós encontramos.
Até a próximo post!
Beijinhosss

Comentários do facebook
30 Comentários do Blogger

30 comentários:

  1. Que pena que não deu certo pra você :// eu nem cheguei a comprar porque sou sempre super atarefada, não tenho nem tempo kkkkk
    Mas não sei se funcionaria tambem.
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu tentei, mas não deu.rsrs Para saber se funciona só testando mesmo.

      Excluir
  2. Não sabia que tinha como baixar na internet, vou procurar, Luz. Adorei e achei tão fofooooo <3

    Saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, inclusive os de Johanna. Você encontra em pdf livros inteiros e também ilustrações avulsas. Também estou com saudades, deixei recado pra ti no chat mas você nem thum.rsrs Sei que sua vida anda corrida, mas espero que esteja bem. bjs

      Excluir
  3. Um livro desse me deixaria mais irritada porque eu não tenho paciência rsrsrs

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu tenho três livros de colorir, mas não ando pintando é nada por falta de tempo mesmo. E quando o assunto é estresse ele também não me serve de nada, HAHAHA. Mas tem gente que realmente se desistressa, só que aqueles detalhes pequenos todos me irritam quando estou estressada.
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ines os detalhes pequenos te estressam.rsrs Ai, eu realmente queria que tivesse funcionado comigo mas não deu fazer o que, mas não fui a única né.rsrs bjs

      Excluir
  5. sério que da pra baixar na internet?! não sabia acho que vou baixar porque ainda estou em dúvida quando a comprar um livro desses, já que eu acho que não teria paciência para colorir tudo :b
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luana!!! Você consegue baixar livros inteiros ou ilustrações avulsas, faz isso para testar. bjs

      Excluir
  6. Poxa, que mals que não deu certo =/
    Meu namorado me deu um de gatinho ano passado (AMO gatinhos) é a coisa mais fofa e deu super certo :P
    Ainda não completei metade, mas senti que já estou mais centrada nas coisas, mais relaxada, mais organizada (acho que o tempo que eu fico pintando e pensando me faz botar as ideias no lugar) e mais perfeccionista (se é que é possível!) :D
    O jeito é continuar procurando coisas legais, espero que ache logo :P
    Bjoo :***
    Nerd de Pijama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro gatinhos.rsrs Pois é, que bom que deu certo com você viu. Eu vou continuar procurando... bjs

      Excluir
  7. Muito legal a abordagem que tu fez mostrando o livro como experiência contra o estresse. Te confesso que não é o tipo de livro que me chama a atenção, mas te dou os parabéns pelo post e pela tentativa... como saber se não tentar né?

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que não entrei nessa onda até porque esse tipo de livro não me chama a atenção e talvez não funcionasse também.
    Pena né?
    Pelo menos, assim como disse a Sandra, rendeu um ótimo texto. hahahaha

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Se eu te falar que eu tenho três livros de colorir e pintei mal mal uma página por pura preguiça kkkk adoro pintar mas sei lá é muita coisa pra pintar e acabo ficando com preguiça de terminar. Mas adoei o seu post, que bom que te ajudou!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me ajudou Thay!!! Só serviu pra fazer esse texto e como apoio para anotações.rsrs

      Excluir
  10. Pra mim também não funcionou muito! HAHA mas como amo colorir, comprei mais mesmo assim! Ontem mesmo chegou o do Pequeno Príncipe, só fiquei estressada por as folhas serem SUPER finas e sei que vai ser ruim quando eu usar ele... As vezes me estresso é por pintar o livro e não ficar como eu gostaria kkkk vai entender! Mas eu amo e tenho o Floresta Encantada. Tenho o Livro do Sossego. O livro do bem, que é de interação mas que também conto como livro de colorir. Eu imprimi ha muuuuuitos dias uns desenhos da Mulher Maravilha para colorir e fazer uns quadrinhos mas ainda não deu pra fazer! Preciso fazer! Preciso de tempo! E de menos estresse! hahaha beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa você tem muitos livros de colorir então.rsrs Ahhh então falta é tempo mesmo né. bjs

      Excluir
  11. Oi!
    Eu não cheguei a comprar, mas minha irmã comprou e eu resolvi testar. Resultado: comigo também não funcionou, haha. Na verdade, fiquei foi mais estressada porque sou péssima pintando hahaha mas com minha irmã funcionou (é o que ela diz, pelo menos).

    Beijinhos e bom domingo pra ti!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que eu disse que não funciona para todos, que bom que para sua irmã deu certo. bjs

      Excluir
  12. Eu não ia ter paciência pra ficar pintando enquanto tô estressada também! Eu sempre achei esses livros mais 'passatempo' do que 'antiestresse' e acho que ele é considerado assim só por questões de marketing mesmo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Esther eu também tenho essa impressão, mas como há relatos que funciona a gente fica meio assim né.rsrs

      Excluir
  13. Só não tento usar um desses por que não curto pintar coisas assim, que não são minhas, prefiro fazer o desenho eu mesma! Hahahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Você pelo menos sabe desenhar, aí é outra coisa né.rsrs bj

      Excluir
  14. Que pena que o livro não deu certo pra você.Eu tenho um o "Arterapia:Desenhos Criativos",é legal porque ele tem desenhos variados para colorir e não apenas de um tema.Eu gosto de colorir,quando estou calma e com paciência pra pintar,eu não fico muito estressada,mas quando eu estou,realmente não dá vontade de pintar,rs.Mas eu gosto.Adorei o post.Beijos :3

    http://everything2k.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria! As pessoas são diferentes, pra mim não funcionou mas há relatos que funciona em outras pessoas,. Que bom né. bjs

      Excluir
  15. Olá Ciana, tudo bem?
    Temos muito em comum em relação a ansiedade e principalmente estresse haha, sou uma pessoa extremamente ansiosa daquelas que não consegue dormir pensando nos afazeres do dia seguinte rs e por conta disso vem o estresse, eu tenho Jardim Secreto mas após lançar Floresta Encantada achei muito mais lindo os desenhos mas mesmo assim segui pintando Jardim Secreto mas a questão é que sinto muito sono quando começo a pintar e até agora não vi muitos resultados rs.
    Beijos.

    Larissa Alves
    http://feminicesdalari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ah Larissa você até gosta né, mas até agora nada de resultados. Ai meu Deus! Está que nem eu então.rsrs Obrigada pela visita sua linda. bjs

    ResponderExcluir



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *