Simplesmente Ciana: 15 inspirações de uma curiosa

15 inspirações de uma curiosa


Oi gente! Antes do descanso merecido após o WEDA, e como vou me ausentar também devido as provas do meu filho, achei legal deixar essa leitura para vocês. Esse texto é uma complementação como havia prometido no texto Socorro! Estou com bloqueio ciativo!!! então estou aqui para falar sobre inspirações.
Ser uma pessoa criativa o tempo todo não é fácil, vai chegar uma hora que vai faltar ideias sim e até esbarra no conceito de “bloqueio criativo”.
Agora para criar você precisa está inspirado, não é? Agora antes de falar do que pode te inspirar a produzir um texto, um vídeo, uma pintura, escultura ou qualquer atividade que você tenha que exercer a sua criatividade é preciso falar sobre uma questão primordial: O SEU OLHAR.


Algumas pessoas são mais criativas do que as outras, e muitas aprendem a estimular a sua criatividade. Então a sua criatividade está aí dentro de você, algumas vezes latente e outras vezes adormecida. Então não se trata somente de um dom, e sim da sua postura diante do mundo, suas percepções e experiências vividas.
Então treine o seu olhar através da inspiração e a sua criatividade irá fluir com mais facilidade.
Não procure somente se inspirar no habitual, saia da sua zona de conforto, procure coisas novas, esteja com a mente aberta. Você sabia que quebrando uma rotina você estimula o seu cérebro a pensar em novas formas para lidar com as situações?
Não estou dizendo para fugir totalmente da rotina porque isso é impossível e as rotinas são necessárias para o processo harmônico e a organização da sua vida em geral. Estou apenas dizendo para que eventualmente quebre algumas delas, para que possa fazer esse exercício cerebral.
Para pode exemplificar melhor vamos supor que você seja uma pessoa sedentária e resolve realizar alguma atividade física. O que você vai sentir? Dores! Não é? Com o passar do tempo elas irão diminuir pois seu corpo já se habituou, os músculos trabalhados não irão doer mais, claro que se você exercer uma carga maior de exercícios pode vir a sentir dores, mas nada que se compare ao início. O nosso corpo é uma máquina que trabalha através do estímulo e adaptação, e nossa mente também é assim, se não for estimulada ao novo, ela simplesmente irá se acomodar. Compreendem agora o que quis dizer sobre eventualmente sair da rotina?
O inesperado pode lhe trazer grandes surpresas...Seja uma pessoa curiosa! Esteja apto a conhecer o novo, o diferente. Estimular seu cérebro também é cuidar da sua saúde sabia?



"Permanecer intelectualmente ativo e estimulado ao longo da vida útil, é a proteção contra a demência de fim de vida. Ficar mentalmente ativo é definitivamente bom para seu cérebro".

David Knopman, professor de neurologia da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota.

Vejam as minhas quinze inspirações:
1. Preste atenção nos seus sonhos e registre os fatos marcantes.

2. Se imagine em outras situações (sonhe acordado)

3. Inspire-se em imagens, sinta o que ela representa para você.

4. Observe as pessoas, os animais e os ambientes.

5. Relembre brincadeiras de criança e séries/desenhos antigos.

6. Faça pequenos gestos como abraçar uma árvore, sentir a chuva ou sente na areia da praia e feche os olhos.

7. Converse com pessoas bem mais velhas do que você e pessoas bem mais novas, converse com as crianças. Os extremos geralmente trazem grandes inspirações.

8. Escute música!

9. Escute o som dos pássaros e sons do ambiente em geral.

10. Leia mais! Qualquer tipo de leitura impressa ou virtual, sobretudo escolha pelo menos uma vez algo que você pense que nunca leria.

11. Assista filmes e séries, inclusive fora do seu gosto cotidiano.

12. Vá ao cinema, teatro, museu ou veja uma exposição até mesmo pela internet.

13. Reveja seus textos e vídeos antigos, pode te fazer pensar em outra situação ou em um outro ponto não abordado.

14. Visite outros blogs e assista vídeos no YouTube.

15. Pesquise temas relacionados às suas ideias de criação de conteúdo. Cuidado com o plágio!

Existe uma infinidade de inspirações a partir do momento que você abre os olhos ao acordar e pode ver o seu redor coisas que não via antes. Aprecie cada detalhe, mesmo aquele que você ache banal. Abra a porta dos seus pensamentos, deixe o novo entrar ou dê uma cara nova ao que já foi criado, não adianta as inspirações chegarem e encontrar a porta fechada.
Não esqueçam de anotar em um caderno, agenda, planner ou no computador tudo o que surgir, até uma pequena frase pode um dia virar um texto, e até um livro. Então não perca esta oportunidade.
Espero que esse texto seja não somente um texto de dicas de inspirações e sim um texto reflexivo até para a sua vida. Exercite o seu olhar diante da vida!

Beijinhosss




Comentários do facebook
42 Comentários do Blogger

42 comentários:

  1. Amei seu post. Parabéns pelo blog está lindo.
    www.laracosttaa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante as dicas! Criatividade é muito de treino e estar relaxado(a) ;)
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  3. Verdade! Boa semana pra ti também. bj

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ciana!
    Tudo bem?
    Em primeiro lugar, obrigada pelo seu carinho em relação ao meu blog ;)
    Adorei as dicas. Eu estou fazendo um diário decorado para registrar as inspirações do dia a dia e ver se assim tenho mais criatividade.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indo Hida. Obrigada pela presença, quanto a minha no seu blog ah eu realmente adoro, é um dos poucos blogs que acompanho fielmente, se vejo uma divulgação sua no grupo eu vou, ou se não vejo, assim que tenho uma folga visito.
      bjs

      Excluir
  5. Eta Ciana vou tentar por em pratica algumas dessas dicas q ainda não faço. Quem sabe me ajuda! Mto bom...bjos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citei várias, não é possível que você não se encontre em nenhuma delas.rsrs É bom pra gente sabia, até fora do blog, isso tudo faz um bem enorme. bjs

      Excluir
  6. Oi! Adorei as dicas, muito interessantes e, principalmente, super úteis! O item 3 (inspirar-se em imagens) é algo que faço com frequência, acho que tem muito a ver com o fato de ser apaixonada por fotografia, e isso ajuda muito. O 11 (assistir filmes e séries fora do meu gosto) é algo que comecei a praticar faz pouquíssimo tempo, mas já sinto que me faz bem e me inspira bastante!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, o intuito desse post foi ajudar as pessoas mesmo.
      Também adoro fotografia, e escrevo muito me inspirando em imagens.
      bjs

      Excluir
  7. Gosto muito da dica de escutar o som ambiente.
    Eu adoro som dos passarinhos e realmente, a natureza inspira demais!
    Se não der... aqueles vídeos com som de natureza me ajudam também! kkkk

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro, a natureza sempre nos faz bem. bjs

      Excluir
  8. Amei o post!! Desta 'lista' que você citou eu faço muita delas, principalmente sonhar acordado (sempreee), prestar atenção no que sonhei, escutar música, visitar outros blogs RS... E muitos outros <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Ah então você vive inspirada.rsrs bjs

      Excluir
  9. Amei as dicas,eu gosto muito de escutar o som do ambiente sabe? Ajuda muito

    ResponderExcluir
  10. Acho que a chave é se permitir e acreditar em si mesmo pq as vezes as pessoas se bloqueiam por não pensar igual as outras, dai deixam de ter ideias incríveis, criatividade é pratica diária.
    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criatividade é exercício mesmo, tem que estimular.
      bjs

      Excluir
  11. Oie Ciana!!
    Sempre tenho esses surtos de bloqueio criativo. E o que sempre me salva, são músicas, filmes/series!!! Ultimamente sempre me vem alguma ideia quando estou na rua, e sempre anoto no celular!
    Adorei o post ^^

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, ainda bem que você anota. Com certeza fará grandes posts baseados em suas anotações. Parabéns! bjs

      Excluir
  12. Pela primeira vez li um post contra o bloqueio criativo com inspirações completamente "fora da caixa"... Saiu da mesmice, adorei!
    Sempre digo que às vezes é preciso "se desligar" pra se ligar em certas coisas.
    Eu ainda acrescentaria "vai fazer um lanche!" hahahaha
    Ficou ótimo!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando eu trago um post sobre bloqueio e inspirações eu tento trazer algo que não costumam citar. Depois dá uma olhada no post sobre o bloqueio criativo acho que você vai gostar.
      Hum fazer um lanche é muito bom.rsrs
      bjs

      Excluir
  13. Excelente post sobre estimular criatividade! É verdade, não podemos cair na mesmice, estimular o cérebro é sempre bom! Buscar o desconhecido, ampliando a visão e pensamentos!
    Muitas pessoas falam que tem bloqueio criativo como todo mundo, mas as inspirações vem do cotidiano mesmo, vai depender do seu olhar, para criar uma idéia! Até mesmo em uma conversa informal, de família mesmo, tudo!

    www.faseseestacoes.com.br

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Sabrina! Você entendeu perfeitamente o sentido do meu texto, é isso aí tudo que disse, e fiquei imensamente feliz por isso.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do seu post e concordo com o texto, devemos "trabalhar" nosso olhar, pois é através dele que conseguimos adquirir determinadas criatividades e sair da rotina de vez em quando é realmente uma ótima maneira de aliviar a tensão e atrair novas ideias! Beijos ♥

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir
  16. É isso mesmo Lavínia, temos que exercitar a nossa criatividade, só temos a ganhar. Obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  17. É incrível como a criatividade às vezes vem do nada mesmo! Sair da rotina e aproveitar as pequenas coisas pra mim são a maior fonte de inspiração!
    Ótimo texto!
    Beijos!
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Sim Lívia e temos que aproveitar não é? Obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Ciana! Adorei seu blog <3 vou ficar sempre de olho agora! Adorei as dicas. Eu trabalho com comunicação visual e é complicado msm pois tem muita gente que pensa que é mágica kkk kque tudo aparece ali e pronto! A gente precisa mesmo sempre olhar o mundo de formas diferentes pois tem tanta coisa legal e bonita, tanta coisa que inspira que muitas vezes passa batido. Beijos linda! =*

    www.metamorphya.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Poxa você trabalhando com comunicação visual trabalha diretamente com a criatividade, e se gostou do post me sinto lisonjeada.
      Obrigada viu! bjs

      Excluir
  20. O texto é muito bom, gostei das dicas sobre como ativar a nossa criatividade. Afinal, quantas vezes nós não temos bloqueio criativo, não é mesmo?
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mari, todos nós estamos sujeitos ao bloqueio e estimular a criatividade faz bem pra mente, isso é científico mesmo. Obrigada! bjs

      Excluir
  21. Adorei o post e as inspirações maravilhosas <3 <3 <3

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu sempre sofro de bloqueio criativo e isso me atrapalha demais, gostei bastante das suas dicas e vou tentar colocá-la sem prática :)

    ResponderExcluir
  23. Bloqueio criativo faz parte da realidade de muitas pessoas. Ultimamente ele tem me perseguido um pouco, hehe. Mas é como falou, precisamos treinar os nossos olhos. As vezes pequenas coisas nos dão inspiração para ir além do que imaginamos. Gostei bastante das "dicas". Eu procuro fazer um pouco de tudo o que disse. Mas o que mais me inspira são músicas e textos de outras blogueiras. ❤ Enfim, beijos!!!*-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do texto Andressa, o outro eu falo diretamente sobre o bloqueio criativo.Obrigada! bjs

      Excluir
  24. Quero falar sobre cada um dos seus itens para se inspirar, mas acho que eu ia acabar escrevei muito hehe. Uma coisa que eu faço muito é observar as pessoas, já que ao gosto muito de conversar, e, geralmente, inspiro muito nisso para fazer posts e muitas outras coisas. Adoro sonhar acordar, inclusive, tenho um amigo que diz que sou "sintonizada em outra rádio" :) ouço música, emociones aleatórios, leio muito... Tudo isso me ajuda a nunca ter bloqueio.
    Adorei o post ❤️ Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitos itens você teria que fazer um post.rsrs Será difícil você ter um bloqueio já que é assim, e isso é muito bom. Obrigada! bjs ❤️

      Excluir
  25. Adorei tua lista e as dicas que deu. Super concordo quanto ao fato de olhar por outras perspectivas, outros ângulos. A gente acaba se surpreendendo muito com isso ♥ Essa técnica de tentar lembrar de um sonho é ótima, nem sempre conseguimos, mas juro para você que até hoje tenho uma história inteirinha na minha cabeça, só não achei uma forma de colocar no papel ainda rs. Enfim, post de utilidade pública, viu?

    ResponderExcluir
  26. Que dicas legais, inspirações maravilhosas ❤️

    ResponderExcluir



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *