Simplesmente Ciana: Os livros da minha estante

Os livros da minha estante




Enciclopédias e dicionários dividiam espaço com bibelôs, jarros, canecas, discos de vinil e uma grande vitrola. No tempo que não havia internet era assim, todas as minhas pesquisas eram eles que me socorriam, ora oferecidos com desconto na escola, ora comprados quando algum vendedor batia na porta oferecendo o milagre da salvação de forma parcelada.

Meus olhos brilhavam e eu achava lindos aqueles livros de capa dura, de vários assuntos. Me lembro de três coleções, afinal de família humilde não se podia ter muito, e também não teria lugar para guardá-los, nunca tive uma estante só para mim. O restante eram livros didáticos que eu usava na escola, e se tivesse no terceiro uso eu ficava com eles no final do ano eletivo, caso contrário teria que devolvê-los para que outros alunos pudessem usá-los.

Já no nível fundamental a leitura passou a ser mais presente, era a Coleção Vagalume: A ilha perdida, O Escaravelho do diabo, O outro lado da ilha, Xisto no espaço e muitos outros. A biblioteca da escola era precária, pequena, mal organizada nem dava gosto de entrar. Sinceramente não me recordo se eu comprei alguns desses livros ou eram emprestados pela mesma, só lembro que era leitura obrigatória de língua portuguesa e valiam nota, ou eram resumos ou provas.

Sempre fui muito ligada aos meus livros, até hoje tenho vários livros na sua maioria didáticos, muitos eu perdi por causa das traças e baratas já que ficavam em caixas de papelão com naftalinas. Hoje ainda tenho muitos, alguns eu tenho um carinho que não sei explicar e acho que meu filho pode precisar e outros do ensino médio. Todos guardados guardados em caixas plásticas e juntos com meu material da faculdade, livres do estrago desses insetos. 

Em 2005 tive uma oportunidade única na vida: enfim uma estante. Uma não, várias estantes de livros.
Era um sonho quase realizado, estantes temporárias só para mim, pois trabalhei em uma biblioteca. Como não tinha bibliotecária, eu que arrumava, catalogava, era responsável por auxiliar os alunos e registrar os empréstimos. Quando chegava os livros novos era uma felicidade, aí eu cheirava, lia alguns trechos para saber onde colocá-los. Acho que quem mais usava a biblioteca era eu, confesso que foram os melhores momentos da minha vida.

Ah eu nem sentia o tempo passar... Li tantos livros que perdi a conta, finalmente li o que eu queria ler, romances, contos, poesias. Li tantos livros da literatura brasileira, tenho um problema sério para guardar nomes, então não me perguntem quais foram.

Mas como nada dura para sempre minhas estantes temporárias se foram, e com elas os livros que não era meus. Passei vários anos sem ler nada, o que causa espanto porque a maioria das pessoas pensam que leio horrores e não é bem assim. A vida tomou outro rumo, os problemas também, e você na verdade tem que optar. E nem sempre pode optar por algo que só beneficie você. 

O que eu levei disso tudo? Momentos prazerosos que ficaram para sempre em minha memória, eu era a menina da biblioteca. Muito jovem, não aparentava a idade, então não era raro eu ser confundida com os alunos da escola, e muitos se aproximavam de mim por isso também. Virei confidente de muitas meninas, alguns me procuravam para ajudar em pesquisas ou indicar livros. Ganhei base para as minhas escritas que depois de alguns anos tomou parte da minha vida.

Hoje minha estante de livros ainda é um sonho, talvez um sonho que eu não realize, mas alguns exemplares estão chegando nessa nova fase da minha vida. Um veio de coração de uma amiga, e dois em promoção. Não li nenhum dos três ainda, pois me envolvi em outros projetos, não sei se são bons ou ruins, só sei que estou feliz pelos três que aqui estão comigo.

Acho que no momento não preciso do espaço físico, a estante em si,  pois é a sensação do novo, da leitura sem compromisso que me preenche. E ser preenchida sem obrigação é uma sensação maravilhosa, me aventurar no meu tempo, viajar sem data para voltar. Apenas me deixar levar...

Ciana Andrade 






Comentários do facebook
52 Comentários do Blogger

52 comentários:

  1. Fiquei emocionado com a sua história e relação com os livros.
    Eu não venho de uma família de leitores e nem tive muito incentivo para me tornar um leitor. A vida foi me trazendo esses amores e, gradativamente, fui me apaixonando.
    Hoje ver minha estante crescendo com os títulos que eu escolho com tanto carinho me dá muita satisfação.
    E eu te digo uma coisa: não desista do seu sonho, muito em breve você terá uma estante repleta de amores só para você.
    Um abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu, na verdade nunca tive incentivo à leitura e muito menos a minha família lê o que eu escrevo. Acho que isso já vem de mim sabe, as vezes eu me pergunto o porquê de eu ter essa relação com os livros e a escrita, não tive exemplo nenhum, mas vou seguindo.
      Obrigada pelas palavras, amei teu blog e sua sensibilidade. Sucesso pra ti também. bj

      Excluir
  2. Amei o post e me identifiquei totalmente no trecho que vc disse:
    "O que eu levei disso tudo? Momentos prazerosos que ficaram para sempre em minha memória, eu era a menina da biblioteca."
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje sou lembrada assim. Tive muito contato com os jovens, alguns hoje já são pais, maiores do que eu, e quando os reencontro ai que saudades. bjs

      Excluir
  3. Adorei a sua história com os livros. Por enquanto ainda tenho um espaço livre para alguns livros, mas minha estante na verdade é uma sapateira sem as portas kkkk Eu comecei lendo livros pequenos da biblioteca da minha escola, e eu adorava a biblioteca de lá. Até consegui ler um livro em espanhol que acheipor lá. E cada um dos livros que fui adquirindo depois de começar a minha coleção tiveram uma história.
    Beijos Ju
    Seguindo você pelo GFC! Segue de Volta?
    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sapateira sem portas.rsrs Que você tenha ainda muitos livros ainda. Claro Ju! Vou no seu blog novamente para sentir um pouco mais do seu universo. bjs

      Excluir
  4. Que amor de texto!!! Você escreve muito bem, aliás, parabéns pelo seu dia.
    Por muito tempo guardei meus livros no armário, o que deu a alguns umas manchinhas, depois eles passaram para mesa do meu computador, onde também uso para estudos, e agora, depois de muuuito tempo, finalmente consegui prateleiras. Um dia consigo uma estante, daquelas bem bonitonas.
    Imagino mesmo que o tempo que passou na biblioteca deva ter sido maravilhoso. Não só uma troca com as leituras, mas também com os alunos. Adorei ver um pouco da sua trajetória como leitora em texto, muito bonito ♥

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol! Tenho muitas saudades desse tempo, acho que no texto consegui passar um pouco dessa minha relação com os livros. Ah, meus alunos alguns já reencontrei, pais de família já, outros nunca mais vi.
      bjs

      Excluir
  5. Digressão ou devaneio? Esses momentos que nos distanciamos do concreto e duro cotidiano e olhamos para o passado. De onde viemos. Parece que o futuro ou o destino da viagem não importa. Lindo momento esse que você viveu e agora divide com a gente.

    ResponderExcluir
  6. Que história bonita, ainda não realizei esse sonho de ter uma estante para guardar meus livros. Mas o importante não é o espaço físico mas a leitura em si. A viagem, não o destino. Abraços
    naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Aaah vem cá me dá um abraço! Que texto mais lindo! Me emocionei de verdade! (por que você fez isso comigo, to no trabalho, não posso chorar! rs).
    Ainda sonho com minha estante também, hoje ainda guardo livros na estante da sala, junto com materiais didáticos (guardo tudo tb) e outras coisinhas. Mas sério, to sem palavras para seu texto, me identifiquei demais! Obrigada por me proporcionar essa leitura! E parabéns por compartilhar seus pensamentos tão lindos! Um beijo!
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  8. rsrs Sinta-se abraçada. Obrigada pelas palavras. Espero vê-la no blog mais vezes. Irei visitar seu cantinho também para saber mais de ti. bj grande

    ResponderExcluir
  9. Não me canso de ler, não me canso de adquirir livros novos, é uma paixão sem fim para mim, amei seu post e quero muito tentar participar desse grupo também, até porque eu escrevo um livro pelo Whatpadd, acho que seria uma boa rs

    http://ddreamsoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é bom né. Manda solicitação, responde um questionário que a dona aprova se corresponder ao perfil do grupo.bjs

      Excluir
  10. Amei 💜💜💜, já quero muito ler esse livro!!!

    ResponderExcluir
  11. Que texto lindo, você escreve tão bem, me identifiquei de verdade, sério, quando escrever um livro vou querer o meu autografado tá? adorei linda, beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Geovanna quem sabe um dia eu consiga realizar esse sonho. bjs

      Excluir
  12. Nossa, que texto emocionante! O tempo todo fiquei te imaginando numa biblioteca, com as coisas que descreveu... Espero de coração, que um dia possa desfrutar para sempre de estantes só suas! Beijos ;)
    http://www.adoravelcloset.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eduarda você percebeu mesmo a essência do texto. Foi um momento maravilhoso na minha vida e que nunca esqueci. bjs

      Excluir
  13. Oieeeee amadinha! Amei seu post e não se esqueça que em breve os meus livros estarão aí, daqui a pouco eu começo a mandar... :)
    Beijo, beijoooooo
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade? Ai que notícia boa, estou toda, toda.rsrs bjs

      Excluir
  14. Nossa, seu post me trouxe uma sensação tão boa... Primeiro de saber da sua relação com seus livros e segundo pela nostalgia de lembrar de quando eu e minha então "melhor amiga" praticamente escalávamos as prateleiras da biblioteca da escola atrás de algum livro da Coleção Vagalume que a gente não tinha lido ainda...
    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coleção está memória de muitas pessoas, que bom que se identificou. Obrigada! bjs

      Excluir
  15. Eu tenho uma estante meio pequena então não cabem todos lá, meu quarto é cheio de pilhas por cima de todos os móveis hahah mas as vezes me desfaço de alguns livros antigos para dar espaço para novos, adoro a sensação de comprar livrinhos novos ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah cheiro de livro novo é muito bom né. Eu fiz isso com os meus.rsrs bjs

      Excluir
  16. Também tenho um sonho de ter uma estante só minha. Atualmente, tenho 31 livros, todos muito especiais para mim; eles ficam espalhados pelo quarto: alguns na mesa, alguns no criado, outros no aparador... Desde que comecei a colecionar livros tenho esse sonho, mas ainda não o realizei. Espero que você consiga um dia ❤️

    Ah, o texto está lindo! Muito nostálgico hehe.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu! Ah tomara que esses nossos sonhos se realizem. bjs❤️

      Excluir
  17. Que texto mais lindo!! <3
    Também sonho em ter uma estante enorme, a da minha casa é pequena demais pros livros que quero. hahah
    Me identifiquei muito com a parte da coleção Vagalume (acho que ela está/esteve presente na vida de quase todo mundo, né?). Ah, e eu acho que, se trabalhasse numa biblioteca, seria a pessoa que mais emprestaria livros de lá! hehe
    O que gostei mesmo no seu texto foi a sinceridade. Você mostrou um texto simples pra gente, mas com muito a dizer. Parabéns! *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mariana, mostrei a realidade. Realidade é simples mas toca não é? bjs ❤️

      Excluir
  18. Aaaah comigo também era assim, eu amava quando os livros da escola estavam velhos pra ficar com eles. hahahah Que você possa um dia ter uma estante enooorme de livros cheias de livros que você ainda não leu!
    Seguindo seu blog, amei, Beijos, Gi!
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom eu queria ficar com eles em bom estado.rsrs Alguns tinham capricho com os livros e outros...rsrs Si, tomara que um dia eu tenha. bjs

      Excluir
  19. Bom eu não gosto de ler não sou afim de ler livros eu tenho livros mais nem pego para ler eu tenho livros de escola e parece que os livros são uma parte de você.

    ResponderExcluir
  20. Impossível não sorrir ao ler esse maravilhoso texto! Eu ajudava na biblioteca da escola quando era menor, e isso me lembrou muito aquelas épocas, catalogando livros, indicando kk, NOSSA! Amei seu texto e sua relação com os livros! Bjuus!

    ResponderExcluir
  21. Que amor de textinho!
    Acho que todo mundo que tem o gosto pela leitura quer ter uma estante em casa com as histórias que lhe fizeram companhia. Eu tenho um amor enorme pela minha estante que vai crescendo mais a cada dia. Essa semana adquiri 4 livros e acabou o espaço dela. Agora o próximo investimento ao invés de em livros, terá que ser em uma nova estante haha.
    Também já trabalhei em uma biblioteca e entendo perfeitamente a sensação que você descreveu. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Poxa que bom, espero que em breve você possa adquirir sua estante. bjs

      Excluir
  22. Nossa, que relato lindo. Eu sonho em ter umas estantes tipo de biblioteca no meu apertamento, mas isso ainda não é possível. Acho que eu adoraria trabalhar em uma biblioteca, só pra ficar catalogando e organizando livros. É algo que eu amo fazer
    ;*

    http://clumsyluv.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que um dia possamos realizar nossos sonhos. Obrigada! bj

      Excluir
  23. Eu sempre gostei de ler e sempre tive muito amo com os meus livros, infelizmente meu ai deu os meus livros de infância, hoje estou começando a minha coleção e sonho em ter uma estante bem grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive alguns livros de infância mas minha mãe também deu.rsrs bjs

      Excluir
  24. Gostei muito do post e me identifiquei com você como leitora, em alguns pontos!
    Amei seu blog e tô seguindo aqui, visite o meu e se gostar, siga também! /^-^/
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  25. Olá. Gostei muito da sua relação com os livros. É muito prazeroso ler, refletir sobre aquilo e gostar a essência na nossa mente e coração. Sou apaixonada por livros e infelizmente não tive influências na família, mas não importa, até porque, ler já faz parte da minha vida.
    Gostei muito da sua postagem e desse tipo de interação e de conhecermos melhor você.
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh minha linda, na minha família também nunca tive esse tipo de incentivo à leitura. O importante é daqui pra frente não é. Obrigada pelas palavras. bjs

      Excluir
  26. Oi, Ciane!
    Que texto lindo e emocionante.
    Estou para descobrir quem não passou pela fase da Coleção VagaLume aqui no Brasil...kkkk.
    Confesso que na infância eu tinha inveja das bibliotecárias pq achava que elas passavam o dia lendo ... criança inocente ...rs.
    Eu doo todos os livros que não são para trabalhar, pois minha família sempre acreditou que livros são tão importantes que precisam ser lidos.
    Amei o gatinhos no blog :)

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Essa coleção fez parte de muitas gerações.rsrs Nada eu lia muito, mas separava meu tempo quando chegava os livros novos era muito trabalho, fora era arrumar o que aluno bagunça, tira de um lugar e põe em outro. Eu separava um dia da semana só para ver se todos estavam nos seus devidos lugares, agora espanar era todo dia, dá muita poeira, outro para ver quem estava devendo livro para cobrar.
      Ah eu amo gatos! bjs

      Excluir
  27. Eu sou apaixonada por livros, pelo cheiro, capa, etc. Adoro ler online também, mas os livros possuem uma poesia sem igual. Hoje tenho os meus em uma pequena estante mas pretendo, quando me mudar, ter uma parede só para os livros :)
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah cheiro de livro novo é muito bom, a gente fica admirando a capa... Acho que quem gosta de livros é assim mesmo.rsrs bjs

      Excluir
  28. Que delícia ter a oportunidade de trabalhar numa biblioteca! Eu sempre fui apaixonada por livros também, e sonho em ter uma estante com os meus na minha casa também <3 Linda a sua relação com os livros!
    Beijos
    http://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline! Sinto saudades daquela época. bjs

      Excluir



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *