Simplesmente Ciana: Resenha: Acervo de Palavras - Lorena Brites

Resenha: Acervo de Palavras - Lorena Brites

Resenha de acervo de Palavras, Acervo de Palavras e Ciana Andrade, Acervo de Palavras e Blog Pilateando Sonhos, Primeira resenha de Acervo de Palavras, Lorena Brites

Acervo de Palavras
Autora: Lorena Brites
Editora: Autografia
Ano: 2015
Páginas: 141

Oi gente! Hoje venho falar de um acervo muito especial, realmente é um patrimônio poético de enorme valor. Venho com as poesias de Lorena Brites, essa jovem escritora de apenas 25 anos, de Arraial do Cabo, município do Rio de Janeiro, que lançou seu primeiro livro, Acervo de Palavras, no ano de 2015.

Conheci Lorena na 1ª Expo Bem Estar em Tamoios, e assisti o seu recital de poesias, tive uma prévia do que seria essa linda obra, e resolvi adquirir o livro e fazer a resenha aqui no blog.

Infelizmente, não vejo muitas resenhas de livros de poesias e acho que o gênero precisa de maior espaço, embora eu entenda que quem ama poesia ainda faz parte de um grupo seleto. Então eu que também escrevo poesias e sei dessa dificuldade resolvi contribuir para que a poesia esteja mais presente. 

Essa linda escritora é um amor de pessoa, doce, simpática e fez uma dedicatória muito fofa para mim. Olha que doçura! 

Dedicatória para Ciana Andrade, Blog Pilateando Sonhos e Acervo de Palavras, Lorena Brites e Ciana Andrade, 1ª Expo Bem Estar Tamoios e Ciana Andrade com Lorena Brites

Sinopse

Quantos sentimentos, desejos e pensamentos cabem em uma palavra? Vidas se entrelaçam e se findam por conta das palavras. Palavra: aquela bendita, maldita, avessa, travessa, reprimida, arrependida, inesperada. Não importa como seja: pode ser dita, escrita, roubada, criptografada, cobrada, afiada, desde que seja proferida alguma palavra. Há quem a use com moderação e os que abusam de sua imensidão. No emaranhado sígnico, somente a poesia capta e traduz em tantas possibilidades as mesmas palavras!
 

A apresentação do livro foi feita pelo produtor cultural Joelson Toledo, e a sinopse pela própria escritora.

A princípio o que me chamou a atenção na capa do livro foi o colorido, tentei entender do que se tratava a ilustração, a capa foi feita pelo Guilherme Peres, responsável também pela editoração eletrônica do livro.

Eu tenho o costume de tentar interpretar ilustrações pois como a maioria já sabe, eu amo ilustrações e tento analisar cada traço e o porquê. O mais próximo que cheguei foi a uma caixa de diálogo como as usadas em quadrinhos ou realmente um cérebro, ambas ideias serviriam ao propósito do Acervo de Palavras. Todo o colorido além de deixar o livro bonito e bem chamativo, usam cores que remetem a vários significados. Reparem que é um emaranhado de cores e algumas que se fundem e dão a entender outras cores, é um livro de cores. De vermelho, amarelo, rosa, branco, roxo, laranja, e tonalidades diferentes de azul e verde, além da sombra de uma cor sobre a outra que parece ser um marrom mais claro.

“A cor é a sensação produzida no nosso cérebro pela luz que chega aos nossos olhos.” Nossos olhos funcionam como sensores e o cérebro é o nosso processador, as palavras na realidade são coloridas. Elas possuem significados, porém dependem de cada pessoa processar e interpretar o seu sentido. O Acervo de Palavras é um encontro entre a sensibilidade da autora com o leitor, cabendo ao leitor abraçar as poesias e se deixar levar, e interpretar conforme a sua vivência e entendimento.

Encontrei no livro um universo repleto de várias palavras intrínsecas me esperando apenas para senti-las. Encontrei paixão, desejo, amor, saudade, lembrança, energia, romantismo, ternura, serenidade, harmonia, pureza, luz, calor, descontração, otimismo, alegria, espiritualidade, frescor, natureza, repouso, leveza, tristeza, dúvida, verdade e profundidade. Não me cansei do que li e na verdade, encontrei muitas outras que seria impossível descrever somente em uma resenha, vi muitos sentimentos entre as palavras, dentro e fora delas.

Algumas poesias possuem títulos e outras não.  Algumas possuem a ilustração da capa somente na cor preta entre as estrofes formando um elo de ligação entre os versos e a interpretação, e outras me parecem ser quase um desenho da estrutura da poesia. Muitas possuem perguntas que tenho certeza que a pessoa que irá ler, em algum momento vai parar e imaginar que resposta dar. Muitas poesias interativas e reflexivas diante do eu, do outro e do mundo que nos cerca.

Pensamentos comuns e soltos que duvido que em algum instante ninguém pensou exatamente assim.

“Vontade de mudar de nome, de casa, de estado.

Vontade de ser os que pensam, os que apontam

Vontade de ser sem ser julgado,

Vontade de viver à vontade.”

Responder perguntas, questionar perguntas... Nossos movimentos e a tentativa de decifrar respostas, na realidade o pêndulo não faz nada sozinho, ele depende de você.


"PÊNDULO

Então me diz,

como não querer passar os dias sem você?

explica o que me faz sentir

e não conseguir descrever?

Minha vontade depende da sua intensidade

fora do eixo quando sem você."
 
Há maioria das poesias usam palavras de fácil entendimento, entretanto há sim vocabulários que serão desconhecidos de alguns leitores. O que me deixou muito feliz, pois se você não sabe o que significa uma palavra e quer entender o que leu, você irá procurar saber o significado da mesma. Isso enriquece o nosso próprio vocabulário e nos proporciona crescimento.

Quando se fala de poesias as pessoas pensam muito em rimas. Existem algumas rimas, mas não uma poesia totalmente rimada. Entretanto, existe uma harmonia e um ritmo singelo que dá a obra de Lorena um misto de intensidade e suavidade, tornando a leitura fluida.

Vi a cultura de um país expressa, o linguajar do povo, o cotidiano e a sensualidade. Não vi sexualidade em si, eu vi “vida”. Vi som, sabores e risos.

Para quem ama a disciplina de língua portuguesa se diverte com o jogo de palavras de algumas poesias. Muito interessante também é uma poesia que se chama Gentileza gera gentileza. Lembrei de José Datrino, muitos não ligaram o nome à pessoa, mas este é o nome do Profeta Gentileza, autor da frase "Gentileza gera gentileza", considerado por alguns, autor de textos proféticos e para outros poesia. Embora de teor humorado, não sei se foi alguma forma de citá-lo, ou foi a realidade da frase que a fez usá-la ou quem sabe uma inspiração.

Eu recomendo o livro sim! Palmas para Lorena Brites! Não é monótono, eu li em um dia. Devorei esse acervo maravilhoso, parei em algumas páginas por mais tempo, me envolvi completamente. Claro que fiz outras leituras para fazer a resenha, pois eu leio no mínimo três vezes uma obra para que eu consiga passar o máximo de sua essência.

Eu me perguntei diversas vezes o porquê deste nome para o livro, embora no início eu mencionei que se tratava de um patrimônio poético. Acho que Lorena transbordou em palavras e sentimentos, cabendo a nós aproveitarmos a imensidão que nos deixou. 

Quando algo transborda certamente que inunda algo ou alguém. Eu fui inundada pela obra, espero que quem leia sinta o mesmo, eu não morri e nem senti desespero ou dano algum, apenas me inundei de sentimentos e de mais vida.

Espero que quem aprecie a obra sinta o mesmo, mas não leia somente, se permita inundar assim como eu. Poesia não se lê somente, poesia se sente. Lembrem-se disso!

"Eu queria poder me calar
Infelizmente é da incompreensão que
Transbordo-me em palavras"
   
O Acervo de palavras pode ser adquirido através do email da escritora: lorenabrites@yahoo.com.br, pela Fanpage Acervo de Palavras e no site da Editora Autografia.

O livro está disponível em várias livrarias e lojas on line dentre elas:
Livraria Cultura
Shoptime
Submarino
Cia. dos Livros
Eba Livros
Livraria Folha de São Paulo
Livraria da Travessa

Basta clicar e você será redirecionado ao link da compra do livro. Prestem atenção quanto ao formato: e-book ou físico.
Até o próximo post.
Beijinhosss
Namastê!




 











Comentários do facebook
55 Comentários do Blogger

55 comentários:

  1. Fiquei apaixonada por ele pela sua resenha, precisamos de mais poesia em nossas vidas e esse parece incrível. E de uma autora tão pertinho de mim é mais bacana ainda.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ju, pertinho de você. Então também está pertinho de mim.rsrs Obrigada! O livro de Lorena é lindo.

      Excluir
  2. que post mais lindo! adoro poesias e tambem acho que deveriam ter mais resenhas e divulgação dos livros! <3 sobre as poesias dela, simplesmente amei! e nossa, voce escreve com tanto amor ao livro..lindo lindo de ver!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz a minha sensibilidade em relação ao livro é de uma poetisa lindo um livro de outra poetisa, embora eu nunca tenha publicado um livro. Talvez seja por isso que eu consiga ter essa percepção, mas o livro é realmente muito lindo e merece ser lido. Obrigada!

      Excluir
  3. Que delicadeza para fazer esta resenha, me deu até vontade de ler rs! Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho o hábito de ler poesia, sou mais uma pessoa de romances mesmo. Mas esse livro da Lorena Brites parece muito interessante. É muito bom quando as palavras ganham sentido e significado, quando juntas, formam o algo além que se espera de um escritor, independentemente do tipo de conteúdo que seja produzido. E, com sua resenha, transbordando admiração pela obra, é claro que a escrita transpôs, à sua maneira, os significados básicos das palavras para formar um todo maior, grandioso.
    Vou colocar o livro na lista de desejos!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras. Eu tentei colocar o máximo do livro, livro de poesias é o tipo de livros mais difícil de ser resenhado, precisa de muita sensibilidade. Mesmo eu tendo facilidade porque também escrevo, o modo de abordagem é outro, o que fica mais trabalhoso.
      Se você ler, creio que vai gostar, o livro tem uma leitura bem agradável.Só pesquisar pois existe diferenças de preço nas lojas.
      bjs

      Excluir
  5. acho que uma das razões para eu não ler poesia atualmente (lia muito quando era mais nova!) são a falta de resenhas desses livros, como você mesma disse :p

    adorei a sua resenha (lembro do post onde você conheceu a autora!) e fiquei com muita vontade de conhece o trabalho dela :)

    beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Lu obrigada viu. Eu estou com três livros aqui, senão eu ia intercalar as resenhas, e deixar mais um espaço mas preciso ler os que já estão aqui. Um deles acho que é uma mescla, então vai ser legal trazer para o blog, eu ganhei de uma amiga. bjs

      Excluir
  6. Eu amo muito poesia pois como você disse a gente sente através das palavras, amo coisas que me façam sentir algo e com a poesia encontro muito isso. As poesias dessa escritora são lindas <3

    Amei a sua resenha e o jeito que você a descreveu, cheia de paixão por algo, dá pra sentir o quanto a poesia é importante pra você e o quanto o livro é incrível <3

    Beijos,
    pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diovana eu também escrevo poesias, talvez seja por isso que a resenha também saiu assim.rsrs Claro que eu amei o livro da Lorena, então tentei passar o máximo aqui no blog. Merece ser lido! Obrigada! bjs

      Excluir
  7. Eu tenho muita dificuldade para escrever poesias, é a única coisa que sempre foi um desafio pra mim nesse aspecto, então acho sensacional quando alguém consegue publicar um livro inteiro só disso.
    Achei a capa dela TÃO LINDA! Já imaginei aqui que é um amontoado de sentimentos de cores diferentes, toda filosófica, muito bonita!

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já sou o contrário, sempre tive facilidade de escrever poesias e só escrevia poesias. Até que comecei a escrever outros gêneros este ano.rsrs
      Sim, a capa é linda e o livro é maravilhoso. Lorena é uma grande escritora, apesar de jovem é uma poetisa que merece um destaque pela forma de sua escrita. bjs

      Excluir
  8. Não conhecia o livro. Realmente você tem razão os livros de poesia são pouco divulgados, mas pelos trechos que você colocou na resenha este parece ser um bom livro.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei as menores, e as que mais achei interessante para mostrar. Mais tem outras lindas, humoradas, as poesias da Lorena são diversificadas.

      Excluir
  9. Nossa, que resenha super completa! Parabéns!
    Realmente faz anos que não leio poesia e nem me atentei a esse fato.
    Achei bem interessante a relação poesia e ilustrações.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sempre que posso faço essas comparações porque dificilmente uma capa é feita de forma aleatória. E como eu amo ilustrações né. rsrs bjs

      Excluir
  10. Que legal você ter conhecido a Lorena na 1ª Expo Bem Estar, adorei a sua resenha, fiquei com vontade de ler poesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana o livro não é caro, e vale a pena.Leitura super leve.

      Excluir
  11. Eu também amo poesia e escrevo também! Fiquei encantada pela resenha e pelo livro! Parabéns 😻

    ResponderExcluir
  12. Acho poesia uma coisa linda. A gente acaba parando para analisar cada estrofe, cada coisinha nos mínimos detalhes. Sempre me apaixono por escritas assim ♥ Admito que não sou muito fã de livros nesse estilo, gosto mesmo de admirar independentemente, mas gostei da ideia da obra e da sua opinião sobre ela. Dá uma certa curiosidade, sem contar que é muito legal dar espacinho para escritores que estão começando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas três primeiras resenhas foram de jovens escritores, estou dando ênfase também aos escritores nacionais.Acho que já tem muita resenha por aí dos mais vendidos,falados, e os que estão começando encontram muitas dificuldades. Quanto a poesia é isso mesmo, não se lê somente, se sente cada verso.

      Excluir
  13. Não ouvi falar desse livro, mas amo poesias!
    Leio sempre devagar para entender até as entrelinhas.
    Parabéns por ter conhecido Lorena.
    Post maravilhoso, BEIJOOOS <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o primeiro livro dela, e morando fora da capital tudo se torna mais difícil. Também amo, quando fiquei sabendo que ela estaria no evento que fui cobrir eu fiquei muito feliz. Nunca tinha assistindo um recital e foi lindo apesar de curto. Obrigada! bjs

      Excluir
  14. Parabéns pelo post. Resenha maravilhosa. A minha preferida foi Pêndulo. Gostei muito. Eu tinha bastante contato com poesia quando estava na escola, agora não muito. Mas preciso voltar, acho muito lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!No livro você encontras outras poesias tão lindas quanto essa. Então Natália aproveita porque o livro é maravilhoso.

      Excluir
  15. Resenha hiper completa! Parabéns, flor! Eu amo poesias, pois são cheia de sentimentos que nos fazem refletir. Obrigada pela dica, amei!
    Beijos!

    www.brilhamiga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Acho que é mais difícil fazer uma resenha de um livro de poesias do que de outros tipos, mas gostei muito de como você trabalhou toda a obra, trazendo trechos e informações interessantes. Fiquei bem interessada em ler!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mari, o livro de poesias é com certeza mais difícil de se fazer resenha. Eu tive mais facilidade porque também escrevo, mas não foi moleza.A atenção é redobrada, o estilo é outro, então tentei passar o máximo da essência do livro. Que bom! Espero que você leia. bjs

      Excluir
  17. Lembro que desde a escola quando tinha aulas de literatura eu sempre tive muitas dificuldades de entender as poesias e isso sempre me deixou bastante frustada D:
    Mas olha, se o livro for que nem a sua resenha ele deve ser maravilhoso então. Parabéns pela resenha mesmo, ficou super completa e faz a gente querer ler o livro que você está indicando :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente as poesias apresentadas na escola são as clássicas, essas eu não tenho tanta afeição,acho as palavras rebuscadas demais, e muitas delas tinham um outro sentido. Eu gostava de poucos poetas daquela época. Aconselho a você ler poesias contemporâneas, a linguagem é melhor, e aproxima o leitor da poesia.
      Obrigada! Se você ler o da Lorena vai gostar. bjs

      Excluir
  18. Achei uma graça a capa, bem linda e colorida <3 Amo poesias e a sua resenha já me fez amar o livro, já quero. *-*
    Abraço! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou, fico feliz em contribuir. Espero que minha resenha desperte o interesse pelo livro. Lorena merece! bjs

      Excluir
  19. Quando eu era mais nova, amava poesias até fazia algumas (eram bobinhas) e com o tempo fui perdendo o interesse... não sei oque houve!
    Sua resenha me deu até vontade de ler o livro, parece incrível!
    Um beijo Ciana
    taticarvil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também comecei a escrever bem novinha depois larguei e retomei bem mais tarde.Pode comprar porque vale a pena, o livro é maravilhoso. bjs

      Excluir
  20. Amo livros assim e apaixonei demais na sua resenha! :)

    Beijo!
    Cami.

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
  21. Uau acho que me apaixonei pelo livro só pela maravilhosa resenha que você fez (que também me apaixonei) eu pude sentir todo amor que você disse que teve por essa obra.
    Parabéns por fazer tudo tão bem organizado, com tanto carinho e riqueza de detalhes.
    Nunca vi uma resenha tão bem feita, você falou não só do texto, mais também da capa, prólogo, introdução e tudo mais. Amei.
    O que você falou é verdade: encontramos poucas resenhas e disseminação da poesia, que possamos nos unir para espalhar a beleza da mesma.
    Amei linda, agora fiquei super inspirada para ler este livro.
    Beijos e Fica com Deus.

    www.caminhadacrista.com

    ResponderExcluir
  22. O minha linda Heliza saudades de você. Não conseguia entrar no teu blog, agora que vi que mudou de nome. Obrigada pelo carinho.Tentei dar o meu melhor.
    Espero que você leia o livro de Lorena. Depois vou visitar você viu, é que hoje estou enrolada, tenho as vacinas de minha gata para dar e quase não dormi. Fica com Deus também. Amei o nome do blog viu. bjs

    ResponderExcluir
  23. This is so inspiring! I love the post:)

    irenethayer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene thank you for visit in my blog. I hope to come back more often. I will visit her as well. kisses

      Excluir
  24. Minha querida, amei sua resenha, vou lhe dizer que você sambou na cara da sociedade com esse post, viu?! Muito boa sua resenha, parabéns, e você sabe que sou chata! :) O "sambou na cara da sociedade" coloquei aqui devido ao meu post no Face, sei que você vai entender. ;) Depois vou compartilhar na minha Fan Page, perfil e no Twitter.
    Beijo, beijoooo
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Ah sim, eu sei que você é chata.rsrs Se está me elogiando é porque gostou mesmo,é sincera e exigente. Adorei o "sambou na cara da sociedade" estou rindo aqui. Não tenho palavras para agradecer sabe. Eu sei que tenho muito que aprender, mas vindo de você sei que estou no caminho certo. bjs

      Excluir
  25. Amo livros autografados <3 Não é um gênero que me agrada, mas parece ser muito bom :)
    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre é bom você ter um livro autografado. Questão de gosto, e isso não se discute,mas o livro dela realmente é muito bom.

      Excluir
  26. Adorei a forma que você falou sobre o livro, dá pra sentir que você realmente gostou muito da leitura. Amei, amei, amei. Mas infelizmente poesia não é algo que me chama a atenção, mesmo com todos os elogios do mundo hahaha. É um bloqueio :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poesia não é só ler, realmente requer uma sensibilidade maior para compreender. Faço parte de um grupo seleto graças a Deus.Por isso as resenhas também são raras até para quem gosta,não é qualquer um que faz, é muito mais difícil do que qualquer livro.Não tem bloqueio.hahaha

      Excluir
  27. Olá,
    Não costumo ler poesias pois acredito não ter a sensibilidade para as palavras escritas com tamanho sentimento e sempre que leio acabo me sentindo meio perdida. Só lia mesmo quando era obrigada na escola kkkk
    Concordo com você que esse gênero precisa ganhar mais espaço e espero que muitas outras pessoas gostem do livro!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi moça!!!
    Adorei sua resenha♥
    Gostei muito da premissa desse livro e adorei essa capa!
    Mais um pra listinha ahhaha

    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  29. Caramba, arrasou! Nunca li nada do gênero, mas parece ser realmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  30. O livro já é maravilhoso e apaixonante começando pela capa 😍 eu tbm sinto falta de resenhas de livros de poesias pois eu sou apaixonada ❤ e o livro dela parece ser maravilhoso. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  31. Lindo post! Acho que jáa falei que amo as suas resenhas, né? Fiquei morrento de vontade de ler! :D

    Beijo! :)
    Cami.

    www.delamila.com

    ResponderExcluir



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *