Simplesmente Ciana: Entrevista com a fisioterapeuta Mayara Ramos

Entrevista com a fisioterapeuta Mayara Ramos

Pilates Mayara Ramos, fisioterapia em Unamar, pilates em Unamar
Mayara Ramos
Quando se fala em fisioterapia e sobretudo em pilates em Tamoios, Cabo Frio, Rio de Janeiro, não desmerecendo os demais profissionais da região, mas o nome que vem à cabeça é Mayara Ramos.

Mayara Ramos é conhecida nas redes sociais, onde sempre costuma divulgar os benefícios do pilates e o progresso de seus alunos. E depois de quase 2 anos no Espaço Star Prana, onde ministrava aulas de pilates e hidropilates,  inaugurou em janeiro deste ano o seu Studio de Pilates, onde oferece além do pilates, sessões de fisioterapia.

Vamos conhecer um pouquinho dessa profissional super dedicada e aprender um pouco sobre o pilates?


1 – Por que você escolheu a fisioterapia?
Eu sempre quis trabalhar na área de saúde. Sonhava com a medicina, mas não tinha condições, eu queria logo entrar na faculdade e já que a minha área sempre foi saúde mesmo, eu optei pela fisioterapia. Estar em contato com diversas pessoas, que esperam de você a solução para seu problema de saúde é maravilhoso.

2 – Nem todos os profissionais de fisioterapia trabalham com o pilates. Por que você decidiu trabalhar com pilates?
Pilates é um  "método de posicionamento físico que utiliza princípios específicos para promover equilíbrio entre corpo e mente."
Os praticantes fazem atividades físicas baseada nos princípios de concentração, respiração e postura. Na minha concepção o método mais completo de todos atualmente.

3 – Qual o perfil das pessoas que procuram seu stúdio?
Não existe um público alvo, tem de tudo um pouco, até gestantes.

4 – Quais os maiores benefícios do pilates?
O maior benefício do Pilates é a consciência corporal, pois após adotar a prática, você será capaz de relacionar as dores e lesões ocasionadas pelas tarefas do dia a dia com os movimentos feitos em aula.

5 – Crianças podem praticar o pilates? Se sim, a partir de qual idade?
Podem e devem. A prática é incentivada contanto que os limites das crianças sejam respeitados, assim como faixa etária e desenvolvimento motor.


6 – Pessoas com problemas de coluna podem fazer pilates? E as grávidas?
Quem tem problemas de coluna nem sempre pode praticar alguns exercícios físicos. Mas uma atividade recomendada é o Pilates, método de treinamento indicado para qualquer pessoa. O exercício pode ser praticado tanto para quem quer fortalecer a musculatura, tem sérios problemas de coluna ou até um atleta de alto nível. Trabalhamos com a estabilização da coluna, que é o fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e seus componentes articulares na posição correta. 
Durante a gestação, os músculos abdominais se distendem para acomodar o crescimento do bebê e, por causa disso, podem ficar enfraquecidos. Os músculos do assoalho pélvico também sofrem grande pressão e tendem a se alongar e a se movimentar mais para baixo da bacia. Como consequência disso, fica muitas vezes difícil contrair esses músculos e segurar a essa contração por algum tempo. Se os músculos pélvicos ficam fracos demais, algumas mulheres têm problemas com escapes de urina ao tossir, espirrar e dar risada. O pilates atua na concentração dos músculos abdominais e do assoalho pélvico, os quais tendem a se enfraquecer durante a gestação.

7 – Pilates emagrece? 
O Pilates é ótimo para aumentar a flexibilidade e tonificar os músculos. Além disso ele combate a dor, melhora a postura, aumenta a força e quando realiza-se em conjunto com dieta, ajuda a emagrecer.

8 – Pilates tem o mesmo efeito da musculação?
Seja pilates ou musculação a sua escolha, ambas as práticas ajudam na tonificação muscular, que é muito importante para evitar lesões e fortalecer musculatura, bem como contribuir para a hipertrofia. A tonificação muscular protege contra a perda óssea, ajuda a aumentar o seu metabolismo e ajuda na prevenção da osteoporose.Basicamente a principal diferença, de início, é que a musculação tem foco em algumas partes do corpo específicas, já o pilates trabalha o corpo inteiro.

9 – Existem variações de pilates. Qual é o tipo de pilates que você trabalha no seu stúdio? 
Tradicional com aparelhos e solo.

10 – Quais os aparelhos disponíveis no seu stúdio? Você usa acessórios? 
Tenho um kit completo com os 4 aparelhos principais da Metalife (reformer, cadilac, ladder barrel e chair) e vários acessórios (bolas, halter, thera- band, anel flexível e outros).

studio de pilates e fisioterapia em Tamoios, pilates em Unamar, pilates em Cabo Frio, fisioterapia em Cabo Frio, Mayara Ramos
Studio Mayara Ramos


11 – Muitos artistas praticam pilates e divulgam em suas redes sociais. Você acha que a procura pelo pilates aumentou por isso?
Sim bastante.  

12 – Com que frequência podemos praticar o pilates?
2 ou 3x por semana é o ideal.

13 - Existe alguma contraindicação?
O Pilates é um método saudável e completo, não tendo contraindicações.

14 – Em quanto tempo se nota os resultados da prática do pilates?
Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.” 

15 – Como você se sente sendo reconhecida como uma das melhores fisioterapeutas da região?
Um dia chego lá rsrs. Você precisa enxergar a pessoa como um todo. Ela não é só uma dor nas costas. Existe um contexto geral e é importante entendê-lo para promover um atendimento humanizado. Hoje posso dizer que encontrei o equilíbrio da mente. A Fisioterapia é o meu maior e mais lindo sonho realizado.
Hoje com 28 anos, consegui inaugurar meu consultório, uma satisfação e um orgulho enorme de mim. Quem me acompanha sabe da minha luta, da minha trajetória pra chegar até aqui. Agradeço principalmente a Deus por me dar a força e a convicção, para cumprir com as tarefas que me foram dadas. "Ser fisioterapeuta é ter duas mãos e um coração entre elas, é manter expressão serena, mesmo com a alma desesperada..."


O Stúdio Mayara Ramos está localizado na Rua 11, LT 7, Q 38, Unamar, Cabo Frio. Para maiores informações o telefone é (22) 99902-6076. Agende a sua aula experimental e não perca a oportunidade de conhecer o Pilates.


O que acharam? Alguém pratica ou tem vontade de praticar o pilates? Já conheciam os benefícios do pilates?
Até o próximo post.
Beijinhosss
Namaste!


Comentários do facebook
4 Comentários do Blogger

4 comentários:

  1. Oie

    Adorei a entrevista!!
    Eu comecei a fazer Pilates e estou simplesmente amando demais e já sinto melhorias!
    Gostei de saber um pouquinho mais.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que bom que você gostou, realmente o pilates faz um bem enorme tanto para a nossa saúde física como a mental. bjs

      Excluir
  2. Acho a fisioterapia uma profissão que muitas vezes não é valoriza como muitas por aí, mas que faz muita diferente principalmente na recuperação dos movimento e na busca por uma qualidade de vida melhor. Pilates é uma modalidade que só tenho ouvido elogios sobre. Ficou bem legal a entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pilates é maravilhoso, depois que você começa você não larga mais. Obrigada! bjs

      Excluir



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *